Translate:
14/08/2017

Segurança cibernética nos escritórios


A segurança cibernética nos escritórios de advocacia é cada vez mais essencial, tendo em vista que o Brasil é um dos países que mais sofrem ataques cibernéticos e considerando a sensibilidade das informações que os escritórios armazenam de seus clientes.

O investimento em tecnologias para proteção dos dados do escritório de advocacia se mostra necessário, principalmente quando se observa que hackers estão invadindo inclusive sites de órgãos do governo.

Qualquer risco apresentado num sistema do escritório de advocacia pode prejudicar seriamente os clientes e manchar a identidade do escritório e dos profissionais que ali trabalham.

No Direito não faltam casos em que a segurança cibernética está sendo violada. Em 2016, por exemplo, um pequeno escritório de advocacia nas Filipinas foi atacado por um vírus que simplesmente ali chegou através de um e-mail com um anexo contendo malware.

Essa simples situação demonstra a necessidade de instalação de um sistema adequado de segurança para os arquivos do advogado.

Os riscos que o escritório de advocacia não pode correr

Atualmente, qualquer mensagem pode vir acompanhada por um vírus. Desta forma, além de um bom sistema de segurança cibernética, todo o pessoal do escritório deve ser bem informado com relação a mensagens e anexos, ou seja, além da segurança, é preciso haver um treinamento detalhado para evitar a invasão dos arquivos ou sua perda.

Devemos estar sempre atentos ao fato de que, enquanto os profissionais conscientes estão empenhados em atuar dentro dos preceitos estabelecidos pela ética, existem hackers que estão também trabalhando de forma ininterrupta para provocar prejuízos, muitas vezes pelo simples prazer de atrapalhar a vida profissional alheia.

O cliente, quando contrata um escritório de advocacia, tem consciência da confidencialidade de suas informações para o advogado, como este tem consciência de manter o sigilo sobre tudo o que está tratando com o cliente.

Contudo, essa condição apenas não é o bastante no mundo virtual em que vivemos. A segurança cibernética mostra-se hoje como ferramenta básica para manter os dados e informações dos clientes em total confidencialidade.

Haja vista que, quando se trata de processos, os mínimos detalhes são de grande importância, podendo fazer a diferença para o sucesso no processo.

Fonte: http://blog.juridicocerto.com/